sábado, 8 de dezembro de 2007

Mas afinal, o que é Dislexia?

Primeiro a Globo abordou a Síndrome de Down em horário nobre e agora é a vez da Dislexia.

Eu acho isso ótimo porque assim as pessoas ficam conhecendo um pouco mais a respeito do meu trabalho como fonoaudióloga. E passam a entender que a fonoaudióloga não é somente a profissional que " ensina a falar certo".

A Dislexia é uma dificuldade na aquisição ou desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças normais, sem problemas neurológicos, expostas a educação formal e que apesar disso não conseguem aprender.

Existem graus de Dislexia e na maioria das vezes as crianças são designadas como preguiçosas ou "burras". Triste não? Mas essa é a realidade brasileira.

Às vezes o diagnóstico é tardio e a criança passa por vários profissionais até que se chegue à conclusão de que ela é disléxica. E até esse dia chegar ela sofre preconceitos até dentro da própria escola. Nem sempre o professor consegue "perceber" o problema e encaminhar a criança para o profissional certo.

Tenho alguns disléxicos no consultório. Cada progresso é sempre comemorado com muita alegria. Cada vez que eles conseguem ler e entender o que leram é maravilhoso.

Fico feliz ao ver a TV abordar esse problema que aflige tantas das nossas crianças. Tomara que isso possa sensibilizar pais e professores para que eles procurem ajuda sempre que suspeitarem que alguma criança possa ser portadora desse distúrbio.

Nós, fonoaudiólogas, estamos aqui para ajudar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tomara que a próxima novela aborde o transtorno de défict de atenção, pq eu tenho certeza que sofro disso... Mas mãe, pra ser sincera, eu gostei mais da abordagem da fonoaudiologia que deram nO Sistema... hehehe

Vida Estranha! disse...

Sou pregioçoso e burro...

Mas não dislexo...

Quando será que a Globo vai tratar do tema "preguiça"?

huahuauhahuauhahuahuauhahua

Bjus

PS: Te amo meu amor...