quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Tantas histórias numa porta de armário

Eu tenho um livro no consultório que as crianças gostam muito.
Ele conta a história de uma jovem chamada Vânia ( que não é a minha irmã ) que na pressa de pegar uma roupa pra sair deixa cair do armário uma caixa de sapatos. Dentro dessa caixa estão vários objetos guardados por ela e cada um desses objetos tem uma história. Então ela começa a lembrar dessas histórias e quase perde a hora do compromisso. O nome do livro é " Tantas histórias numa caixa de sapatos".
Hoje, feriado, para quem não tem faxineira pode ser o dia de limpar o armário. E foi o que eu fiz.
Descobri, então, uma série de coisas ali guardadas que como no livro me fizeram lembrar de algumas histórias.
Sem dúvida, de todas elas a mais antiga é a boneca Beijoca que, para meu espanto, ainda solta beijinhos. A roupa eu tive que jogar fora e tentei limpar o rostinho dela mas não melhorou muito. É a recordação de um Natal em família, quando se ganhava um único presente e por isso ele era tão importante. Brinquei muito com ela por muito tempo.
Depois encontrei o estojo de manicure que ganhei da Roseli quanfo fiz 15 anos. E aí veio a lembrança da festa tão esperada dos anos 60. Todas as meninas de branco pra aparecer bem na luz negra. Margaridas enfeitando o lugar , cuba libre e aquelas músicas que eu nunca vou esquecer.
Passaram-se muitos anos e então eu vi novamente meu vestido de noiva. Fico pensando quantas mulheres guardariam por 29 anos um vestido de noiva e com certeza faço parte da minoria. Mas ele me traz lembranças de um dia maravilhoso e foi feito pelas mãos da minha mãe.
Depois achei dezenas de bilhetinhos de meus filhos. No começo só desenhos, depois algumas palavras ( "mamãe eu te amo" ) e por fim cartinhas que eram jogadas como aviõezinhos quando eu estava distraída.
A mais recente de todas as coisas que encontrei foi a caixinha com lembranças do casamento da Amanda. Tinha o potinho do chá de cozinha, os convites, o laço e algumas pétalas do buquê.
Assim como a personagem do livro quase perdi a hora de fazer o almoço e pensei em me desfazer de algumas dessas coisas. Mas depois eu as coloquei no mesmo lugar em que estavam todo esse tempo. Porque elas só me trazem boas lembranças e me fazem ver como a minha vida foi e é tão boa. E que fases ruins existem sim mas passam...

Nenhum comentário: